Mafalda Oliveira


SOMINCOR – Sociedade Mineira de Neves Corvo, SA.


Mafalda oliveira, licenciada em Geologia – ramo Cientifico-tecnológico, em 1987, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Estagiou na Brisa, Auto Estradas de Portugal, em 1988, tendo desenvolvido o trabalho de acompanhamento geológico/geotécnico do Túnel de Águas Santas, da autoestrada Porto – Amarante.

No mesmo ano passou para o Consórcio Italstrade/CER, e esteve ligada aos trabalhos de construção das autoestradas Porto-Braga e Porto-Amarante, nomeadamente ao laboratório de solos, a trabalhos de estabilização de taludes, pesquisa de materiais de construção e fiscalização e controlo de qualidade das camadas aplicadas.

Em 1989 entrou na SOMINCOR, Sociedade Mineira de Neves Corvo, empresa do grupo Lundin Mining Corporation, integrando o Departamento de Mecânica das Rochas, até 1993, com responsabilidade em trabalhos de levantamentos geológicos e geotécnico dos desmontes, controlo de qualidade do enchimento hidráulico e gestão do laboratório de mecânica de solos.

Em 1993 passou para o Departamento de Barragens, Resíduos Mineiros e Águas, chefiando-o desde 2005. Tem, entre outras, responsabilidades na gestão dos resíduos mineiros produzidos em Neves Corvo (rejeitados e escombro), nas vertentes de caracterização e estabilização geoquímica e geotécnica, na estabilidade hidráulica, estrutural e ambiental dos de aterro e enrocamento das diferentes barragens e escombreiras. Responsável pelo acompanhamento da construção de novas barragens ou novas fases de construção. Responsável pelo novo estudo hidrogeológico de Neves Corvo, balanço hídrico, tratamento de água e abastecimento de água a todo o complexo mineiro. Participa activamente nos grandes projetos da empresa e do grupo Lundin como sejam Planos de vida da Mina, Projectos de Expansão, Planos de Fecho e Estudos de Impacte Ambiental.

É membro de associações profissionais nacionais e internacionais (SPG, IAEG, APG),) e do comité técnico europeu CEN/TC396, Working Group 6, para elaboração do capítulo “Hydraulic placement of soils and mineral waste” do European Standard EN 16907, Earthworks.

É membro do “Tailings Work Group” (TWG), como especialista, em representação da ANIET e da Somincor, na EUROMINES, para a revisão do documento “ Melhores Técnicas Disponíveis para a gestão de rejeitados e escombro na industria mineira”, atualmente em curso na União Europeia.

Fez parte da Comissão de Revisão do Livro “The Hydraulic Transport and Storage of Extractive Waste. Guidelines to European Practice. Edited by Mike Cambridge”, a publicar no final de 2017.

Autor e co-autor de diversos trabalhos e artigos, publicados e apresentados em congressos, workshops e revistas nacionais e internacionais da especialidade.
Orientadora e co-orientadora de diversas teses de mestrado e doutoramento.

Anúncios